quarta-feira, 8 de junho de 2011

O QUE SÃO ALIMENTOS ALTERNATIVOS?

Você sabe o que são alimentos alternativos? Diferentemente do que o nome inspira, eles não são alimentos destinados a vegetarianos e naturebas em geral. Trata-se, na verdade, de vegetais, legumes, frutas, sementes, cascas e farelos que normalmente seriam descartados da cozinha. Nutritivos e econômicos, você pode incluí-los em seus pratos e ainda dar um toque especial às suas receitas.
A nutricionista mineira Carla Pedrosa indica o aproveitamento de alguns tipos de folhas ou de talos para uma dieta mais rica em nutrientes. “Os talos do espinafre e da taioba, ou as folhas batata-doce, beterraba e abóbora são alternativas ricas em minerais como o ferro e boas para fazer saladas, sopas ou até mesmo misturar com o arroz e feijão”, sugere.

 
Outro alimento destacado pela nutricionista é a casca de ovo, muito utilizada como reforço alimentar de crianças e idosos. “A casca é rica em cálcio. Cada unidade tem cerca de 2.400 mg do mineral”. diz. Para utilizá-la nas refeições, a especialista ensina: “Basta torrar no forno e bater no liquidificador até virar um pó. Depois, é importante deixar de molho com um pouco de limão para que o cálcio seja liberado”. Carla afirma que uma colher de café por dia é suficiente para ajudar na suplementação alimentar. Mas lembre-se de deixar as cascas de molho em água sanitária por cinco minutos antes de levá-las ao forno.

Os farelos, feitos a partir da casca de grãos como o trigo e a soja, também têm diversos benefícios para o organismo, pois absorvem água e ganham volume, processo que estimula os movimentos peristálticos intestinais. “Eles ajudam também a diminuir a taxa de colesterol do sangue, além de gerar uma sensação de saciedade, boa para quem quer perder peso”, explica Carla. Mas não abuse dos farelos. “Em excesso, podem prejudicar a absorção de cálcio, ferro e zinco”.

A especialista ressalta ainda a importância da folha de mandioca na alimentação. “Essa folha é esquecida pela maioria das donas de casa. Ela é uma grande fonte de vitamina A, B2 e C, ferro e cálcio”. Porém, a folha fresca contém ácido cianídrico, que pode ser perigoso para saúde. “O processo de secagem das folhas faz com que ele desapareça. Deixe as folhas secando ao vento por uma semana. Depois de lavá-las, leve ao liquidificador para moer”. A validade do produto é de 90 dias. Dicas simples como estas podem incrementar sua dieta e trazer mais saúde para você e sua família.

Custom Editora
Especial para o Terra

2 comentários: