quarta-feira, 6 de abril de 2011

GORDURA. MEU BEM, MEU MAL

Os lipidios, mais conhecidos como gorduras, são a forma mais eficaz do organismo armazenar gordura. São moléculas insolúveis em água, divididas em saturadas ou insaturadas. Dentro das gorduras insaturadas temos as monoinsaturadas, poliinsaturadas e as gorduras trans. As gorduras saturadas e as trans são conhecidas como más gorduras, aquelas que podem trazer riscos à saúde.

Tipos de Gorduras:

Triglicerídeos: são usados para armazenar energia nas células adiposas. Formados por uma molécula de glicerol condensada com 03 moléculas de ácidos graxos.

Ácidos graxos: são longas cadeias de carbono e hidrogênio que constituem os triglicerídeos. Classificados em:
  • Ácidos graxos saturados: Geralmente são sólidos a temperatura ambiente (gorduras sólidas). São conhecidas por elevarem o nível do LDL (colesterol ruim) Alimentos: Origem animal
As gorduras insaturadas são as gorduras boas. Elas aumentam o nível de HDL (colesterol bom), varrendo o mau colesterol para fora do corpo, ou seja, ajudam a diminuir o risco de doenças cardíacas.  
  • Ácidos graxos monoinsaturados: Longas cadeias com uma ligação dupla entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperatura ambiente (óleos). Alimentos: Abacate, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim e óleo de amendoim.
  • Ácidos graxos poliinsaturados. Possuem longas cadeias com mais de uma dobra, pois existem duas ou mais ligações duplas entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperatura ambiente. Alimentos: peixes e frutos do mar (ômega -3, 6, 9), soja, óleo de peixe e grãos.
Colesterol: tipo de gordura formada por cadeias cíclicas de carbono. Estão presentes principalmente na constituição das membranas celulares e possuem papel no metabolismo de hormônios esteróides.

As gorduras Trans são as mais famosas hoje em dia, a mídia não larga do pé delas. E foi de tanto falarem que nós ficamos preocupados e não passamos nem perto de um alimento que não esteja escrito na embalagem 0% Gordura Trans. Realmente a gordura trans é ruim. Ela é uma gordura hidrogenada que diminui o HDL e aumenta o LDL. O problema é que, mesmo consumindo esses produtos 0% você pode estar ingerindo gordura trans se a quantidade for excessiva uma vez que, os alimentos estão livres de gorduras Trans apenas na porção indicada na embalagem. Pela ANVISA só é obrigatório colocar a quantidade de gordura trans no rótulo se essa for maior que 0,2g, ou seja, muitas vezes uma bolacha em si tem menos que essa quantidade mas um pacote inteiro não.

E agora, estamos sendo enganados? Não, não é isso. O mercado só se aproveita do nosso pouco conhecimento para tirar um certo proveito e continuar dando aos seus produtos aquele gostinho que só uma "boa" gordura consegue. Todos os produtos industrializados contém gordura trans, que é proveniente da hidrogenização de óleos vegetais. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:
  • aumento da validade do produto

  • podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.

  • menor necessidade de refrigeração
As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes.

Mesmo sabendo que os produtos que dizem não conter gordura trans podem fornece-la através de seu consumo excessivo é melhor ficar longe delas. A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração. As gorduras fornecem muitos beneficios para o nosso organismo mas deve ser consumido de lipidio por dia um máximo de 30% do total de calorias. Consuma a gordura que vem de fontes saudáveis como peixes, óleos, carnes (não a parte da gordura visivel) e fuja dos doces e frituras. Consuma sempre com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário