quinta-feira, 28 de abril de 2011

SABORES DE PORTUGAL


Foi sem dúvida dos árabes que os portugueses herdaram seu gosto pelos doces. E eles também introduziram as eficientes técnicas de irrigação que permitiram o desenvolvimento dos pomares. No extremo oeste do litoral atlântico, Portugal é também um país de pescadores, e o peixe, obviamente, pertence à sua tradição culinária.


















  
Cardápio Clássico

Açorda

Cozido

Arroz-doce

A vida cotidiana

Café da manhã: O dia de trabalho começa por volta das 9 horas; o café da manhã é com frequência tomado em familia. Um café com leite acompanha um pãozinho branco redondo, com manteiga, geléia ou queijo.

Almoço: Acontece em geral em família, por volta das 12h30. Começa habitualmente por uma sopa, seguida de um prato de peixe ou carne, acompanhado de arroz ou batatas. O almoço continua com uma salada e termina com frutas da estação. Bebem-se água e vinho tinto.

Jantar: É servido por volta das 21 horas. A sopa do almoço é repetida no jantar, seguida de um prato de peixes grelhados com legumes, e então de uma bandeja de frutas ou doces.

Os dias de Festa

Natal: Nessa época do ano, nas aldeias mata-se o porco: assado, ele reinará na mesa da refeição de Natal. Comem-se também as rabanadas, fatias de pão açucaradose depois empanados com ovo batido e douradas na frigideira. Em compensação, a refeição da vésperam antes da Missa do Galo, é simples: um prato de bacalhau com batatas ou repolho, uma carne, e por fim uma sobremesa tradicional da região.


Carnaval: Serve-se nesse dia uma cabeça de porco defumada, cozida num caldo.

Páscoa: Grande festa de renovação, é a ocasião da faxina completa da casa. No cardápio do almoço de Páscoa são servidos bolinhos de Bacalhau, um peru ou um pernil de cordeiro, um pato com arroz, queijos de ovelha ou de cabra e, como sobremesa, frutas e umsortimento de bolos.

Os Produtos

O Bacalhau


Muito consumido pelos portugueses, é preparado de dezenas maneiras diferentes. Fresco, o bacalhau pode ser grelhado ou assado; salgado ou seco, e conservado em tonéis.Seu valor energético o transforma em um alimento de base para o povo português.


Os Vinhos


O país deve sua reputação vinícola ao Porto. No entanto, seu vinhedo não se limita apenas a essa especialidade, e , embora pouco extensa, a vitivinicultura é praticada em todas as regiões. Portugal foi um pioneiro quanto à denominação controlada, delimitando, desde 1575, o vinhedo do Douro e fixando as regras de produção e comercialização de seus vinhos do Porto.

O Porto
Berço do Porto, o Douro oferece uma paisagem magnifica de terraços cavados no xisto que acompanham as encostas íngremes das colinas que margeiam as águas do Douro e de seus afluentes. 

Porto no rio Douro
Os vinhos do Porto resultam do processo de fortificação, que consiste em acrescentar álcool vínico durante a fermentação. Existem diversos tipos de Porto conforme o método de envelhecimento adotado. Os Ruby são vinhos jovens de cor escura, bebidos de preferência como aperitivos, do mesmo modo que os brancos. Os Tawny, com uma bela cor ruiva e com aromas de frutas secas e de baunilha, combinam com o foie gras, a lagosta e as sobremesas de nozes. Os Vintages se distinguem por sua cor púrpura, seus sabores complexos de frutas escuras e de especiarias e sua textura sedosa. Acompanham muito bem queijos, como o roquefort, chocolates ou podem ser servidos como digestivos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário