terça-feira, 29 de março de 2011

CÃIBRAS...

Para quem sofre dela durante a atividade fisíca ou mesmo no dia-a-dia fique atento pois nem sempre a causa é a falta de potássio e comer banana não será a solução. Normalmente as cãibras acontecem por um abuso da atividade fisíca, pode ser a musculatura que está cansada ou houve uma desidratação. Mas elas também estão relacionadas a erros metabólicos, portanto, a pessoa deve investigar um possível problema de enzimas e não apenas consumir potássio achando que resolverá o problema. 

Agora, você sabe por que o potássio é importante para a contração muscular? Vou tentar explicar um pouquinho desse fenômeno fisiológico.

Para que haja uma contração precisamos de um neurônio (unidade funcional do Sistema Nervoso Central que funciona a partir de impulso) motor e do músculo. O músculo é um conjunto de fibras musculares, elas por sua vez são um conjunto de miofibrila que contém várias estrias. As miofibrilas são formadas por subunidades chamadas de sarcômeros e estes são as unidades contráteis do músculo. Nas pontas dos sarcômeros possuem filamentos de actina (filamento mais fino) e de miosina (filamento mais grosso), que são as proteínas envolvidas na contração muscular. Os músculos se contraem quando a cabeça da miosina puxa a actina, resultando num deslizamento entre elas que faz com que haja a contração. 


Para que a miosina consiga puxar a actina é preciso que outras duas proteínas, Troponina e Tropomiosina, se soltem  da cabeça da miosina. Isso ocorre quando a acetilcolina, hormônio mediador desse fenômeno, se junta com o receptor da fibra muscular gerando um potencial de ação que irá provocar a contração muscular. Na contração o cálcio é o fator importante pois é ele quem se liga na troponina soltando-a da tropomiosina que por fim se solta da miosina, essa fica livre para puxar a actina e contrair o músculo.
E o potássio onde entra? Ele age no relaxamento muscular. Depois da contração muscular a acetilcolina é quebrada interrompendo o processo e canais de potássio se abrirão fazendo com que ele vá para fora das células. Com a saída do potássio os canais de cálcio vão se fechar e ele não vai mais passar para dentro das células, diminuindo sua concentração no citoplasma (interior) celular. E o que acontece quando não há cálcio? A Troponina e a Tropomiosina voltam a grudar na cabeça da miosina fazendo com que ela se solte da actina, relaxando o músculo que estava contraido. 
Conclusão: o potássio ajuda no relaxamento muscular para tirar o cálcio de ação e fazer com que as fibras musculares consigam relaxar.

Para evitar que as cãibras aconteçam não esqueça dos alongamentos antes e depois dos exercícios e antes de dormir também pode ajudar. Hidrata-se bem durante o dia e não pratique atividades físicas muito pesadas em dias de muito calor. Consuma cálcio e magnésio e evite permanecer numa mesma posição durante um longo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário