sábado, 12 de fevereiro de 2011

CRUDIVORISMO

O nome é bem feio mas é a nova dieta vegetariana baseada em 3 "Ves" - Vegetal, variada e viva - além de ajudar no processo de antienvelhecimento. No crudivorismo os alimentos não passam pelo processo de cocção, são sempre crus. A idéia de não cozinhar o alimento é para não modificar sua forma estrutural. Ao passar pelo processo de cocção ocorre alterações na estrutura, coagulação de proteínas e destroe os micronutrientes e enzimas (participam do processo de digestão das proteínas). Mas a cocção também está relacionada a questões higiênico-sanitárias, pois mata bactérias patogênicas (causadoras de doenças). Comer os alimentos crus deixa a pessoal mais vulverável a pegar uma bactéria ou vírus.

Para a nutricionista Helena Simonard, professora da PUC-PR, o processo de cocção, por mais que altere a estrutura das proteínas, é bom pois diminui as moléculas (que são muito grandes) e a desnaturação só traz beneficios para o aproveitamento integral pelo organismo. Além do mais, a proteína animal é muito importante para o nosso organismo por ser fonte de proteínas essencias (aquelas que o nosso corpo não produz). Mas é lógico que cada caso é um caso e as dietas são especificas para cada pessoa. Não dá para virar crudivorista quem vive comendo fora de casa ou está sempre saindo com os amigos para comer alguma coisa, vai acabar virando um antisocial.

A dieta, porém, tem o benefício de uma boa digestão. Os alimentos de origem vegetal são mais faceis de serem digeridos e absorver os nutrientes, além de diminuir o risco de ganhar peso. Também traz um maior consumo de fibras e antioxidantes. Para quem quer seguir a idéia e virar um crudivorista, basta adotar na sua dieta os seguintes alimentos: todas as frutas, vegetais, sucos, laticínios não pasteurizados, nozes cruas, brotos, grãos, legumes, aveia umedecida, algas marinhas, coco fresco.


Observações: 
A dieta inclui leite não pasteurizado, ou seja, contém uma maior quantidade de água. Cuidado com os alimentos que absorvem muita água, ou são mais úmidos, como a aveia umedecida, pois facilita a proliferação e a multiplicação das bactérias. 
É, também, muito baixa em energia, proteínas, algumas vitaminas e minerais, além de aumentar o risco de se ter uma anemia por deficiência de ferro (seja por baixas fontes nos alimentos ou por má absorção por conter muita fibra). Por isso consulte uma nutricionista antes de adotar esse método, ele é muito radical e não deve começar sem antes fazer uma avaliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário