Não sei quanto a vocês, mas eu fico muito mais cansada no horário de verão. Não consigo me acostumar tão fácil em ter uma hora a menos para dormir, é de tirar o humor de qualquer um, ainda mais quando se acorda cedo. Para quem não sabe, o sono é mais do que importante para um bom funcionamento do nosso organismo, ele é essencial.
Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo, ou seja, dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes . O sono da beleza é pura verdade, espertos aqueles que vão para a cama cedo quando têm que "cair da cama".
Passar a noite em claro, também não é bom pois, estimula a produção de grelina - hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir pouco traz outro prejuízo: reduz o ritmo do metabolismo. Quando você dorme mal, o organismo entende que precisa economizar energia.
Não só a grelina, mas outros hormônios são produzidos durante o sono que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir. O GH, entre outras funções, ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüência, a fabricação do hormônio do crescimento.
FASES DO SONO:
Fase 1 | Melatonina é liberada, induzindo o sono (sonolência) |
Fase 2 | Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal |
Fases 3 e 4 | Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã |
Sono REM | Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário