segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sempre que falamos em emagrecimento parece que já sabemos de cor e salteado a fórmula, comer menos calorias do que se gasta e por que mesmo assim ainda é tão difícil emagrecer e se manter no peso ideal? Se realmente fosse fácil a obesidade não seria, hoje em dia, o principal problema relacionado com estilo de vida. Perder peso dentro dessa sociedade capitalista que vive alimentada por mensagens de marketing e por calorias vazias e baratas, realmente é difícil.

Nosso apetite por soluções rápidas que nos prometem perder peso é tão insaciável quanto o desejo por alimentos que engordam. Queremos ter tudo e tudo não dá. Escolhas fazem parte da nossa vida, escolhemos a roupa que fica melhor em nosso corpo, por que não escolher a comida que melhor fará bem ao nosso corpo? O excesso de peso está relacionado mais com o ambiente (hábitos alimentares de amigos, alimentos mais disponíveis em casa ou lojas, oportunidade para se movimentar tanto no trabalho quanto no dia-a-dia). Algumas pessoas tem tendência a engordar (possuem uma maior predisposição para armazenamento de gordura e limites de saciedade) e também relaciona-se com fatores econômicos, é muito mais barato comprar um sanduíche do que um saco de frutas ou verduras. Além do marketing, que nos bombardeia com informações prazerosas que despertam nosso desejo com coisas bonitas e baratas.

Por mais que inventem dietas e dietas prometendo fazer você perder 10kg 1 mês, 5kg em uma semana, a mais bem sucedida, até hoje, é a que envolve dieta equilibrada, prática de exercícios físicos e um trabalho de mudança comportamental. Para ser magro temos que pensar como magros e para nos manter magros temo que continuar pensando como magros pro resto de nossas vidas. Não dá para manter o peso conquistado pensando como gordo, uma hora você vai surtar e não vai dar conta de se controlar.

Infelizmente temos que pensar muito no que queremos e tirar aquilo que nos compromete a ter um bom sucesso. Comer é um comportamento individual, mas infelizmente somos as mesmas pessoas vivendo em um mundo que mudou radicalmente. A maioria de nós vive em pântanos de alimentos, afogando-se em calorias em excesso. Por que fazer isso com nosso corpo? A resposta parece tão simples mas na prática é muito difícil. Alimentação envolve muito a consciência e é preciso pensar o que se coloca na boca, mas nem pra todos é tão simples assim. O ambiente externo influencia muito dificultando para que nosso desejo por besteiras seja controlado. “A carga genética tem influência na obesidade, mas existe a interação com o ambiente que pode influenciar a ativação ou desativação dos gentes” (Scientific American – Como solucionar a crise da obesidade).  

Começe por pequenas mudanças, mas não desista de levar uma vida saudável. Pequenas mudanças de atitudes podem fazer uma grande diferença a longo prazo, digo a longo prazo por que tudo que vem rápido volta rápido, tenha paciência que o resultado vai ser compensador.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário