quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rotulagem dos alimentos

Não é todo mundo que tem o hábito de parar e ler o rótulo dos alimentos quando se está fazendo compras, ainda mais quando se esta com pressa. Parece bobagem mas é super importante saber o que coloca no carrinho pois pode ajudar a saber o que estamos ingerindo e se isso está contribuindo ou não para nossa saúde. Pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças no final.

Além de nos preocuparmos com as calorias devemos também prestar muito atenção na quantidade de gordura (trans e saturada), sódio e dar preferência aos alimentos que contém fibras e gorduras insaturadas e também observar os detalhes que são descritos nas emblagens, aliás não é atoa que estão ali. Preste atenção nos ingredientes, nem todo mundo pode comer de tudo.

Vamos entender um pouquinho mais sobre o que diz cada item do rótulo:

  • Ingredientes: informa os ingredientes que foram utilizados na composição do produto. a ordem dos ingredientes vai do mais usado ao menos usado. Por exemplo: se o açucar está em primeiro é por que foi o mais utilizado na produção do alimento.
  • Origem e lote: indica quem é o fabricante, onde e quando foi produzido; Isso vai ajudar a rastrear produtos fora do padrão e garantir a qualidade do produto.
  • Prazo de validade: mostra até quando deve-se utilizar o produtor. Não consuma depois do prazo de validade, pode ser prejudicial a saúde.
  • Conteúdo líquido: quantidade total do produto na embalagem. Pode ser expresso em kg ou L. 
  • Informação nutricional obrigatória: é a tabela nutricional propriamente dita. O que quer dizer cada item dela?
  1. Valor energético:  Provêm dos carboidratos, proteínas e gorduras. Expresso em Kcal e kJ. 1 kcal equivale a 4,2 kJ.
  2. Carboidratos: é o nutriente energético e principal fonte de energia para o cérebro; Deve corresponder 60% de uma dieta saudável
  3. Proteínas: é o nutriente usado na composição e construção dos nossos tecidos.
  4. Gorduras totais: soma das gorduras do alimento.
  5. Gorduras saturadas: Seu consumo deve ser moderado pois são prejudiciais a saúde. Em excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
  6. Gorduras trans: gordura formada normalmente em processo de hidrogenação industrial. Seu excesso vai contribuir para aumento do colesterol total e LDL e redução do HDL. Recomenda-se consumir menos de 2g/dia;
  7. Gorduras insaturadas: gorduras de origem vegetal. Têm efeito antioxidante e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. São mono ou polinsaturadas. Devem representar mais de 20% das gorduras consumidas.
  8. Fibra alimentar: estão nos alimentos de origem vegetal e não são digeridas pelo organismo. Atua no controle do peso e do colesterol, no funcionamento intestinal e controle de diabetes. Para uma dieta saudável é recomendado o consumo de 30g por dia de fibras.
  9. Sódio: mineral que participa da regulação dos batimentos cardíacos e volume sangüíneo. Em excesso pode causar hipertensão arterial e acidentes vasculares cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário