quarta-feira, 13 de abril de 2011

ANTIBIÓTICOS x RESISTÊNCIA MICROBIANA

A resistência antimicrobiana ocorre quando microorganismos como bactérias, vírus, fungos e parastias sofrem alterações na sua estrutura que os tornam resistentes aos medicamentos usados para combatê-los.

A grande preocupação é que se tornando resistentes, estes microorganismos podem causar doenças mais graves, muitas vezes letais, pois os recursos terapêuticos tornam-se mais escassos, isto é, o número de medicamentos para tratar de forma eficiente estas infecções torna-se menor.

A resitência microbiana pode ser causada pelo uso indevido de antibióticos, especialmente quando utilizamos antibióticos para o tratamentos de quadros virais, como por exemplo, uma gripe ou resfriado. É também importante lembrar que o uso de antimicrobianos em doses ou quantidades erradas, sem seguir o horário adequado ou não finalizar o ciclo de tratamento pode acarretar o desenvolvimento da resistência.

A resistência antimicrobiana não é um problema recente, logo no inicio do uso da penicilina, na década de 40, este fenômeno já foi observado. No entanto, tem se tornado mais perigoso, em virtude da enorme capacidade, especialmente das bactérias, em desenvolverem resistência e a falta de antibióticos eficientes para o seu tratamento.

FONTE: Folheto Hospital Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário