terça-feira, 19 de abril de 2011

QUARESMA

Com as cinzas começou uma estação espiritual particularmente relevante para todos os cristãos que querem se preparar para viver com dignidade no mistério pascal, isto é, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este poderoso tempo do ano litúrgico é caracterizada por uma mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: “matanoeiete”, que significa “arrepender”. Esta exigência é proposta nas mentes dos fiéis pelo austero rito da imposição das cinzas, que, com as palavras “Arrependei-vos e crede no Evangelho” e as palavras “Lembre-se que somos pó e ao pó voltarás”, convida todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

A bela cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que Deus nunca deixa, no início e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão é na verdade nada mais do que um retorno a Deus, tornando-o mais das realidades terrestres na luz de sua verdade infalível. Uma recuperação que envolve uma consciência crescente de que brilho nós nesta viagem cansativa na terra e que nos impulsiona e estimula o emprego até o final, para o reino de Deus está dentro de nós e entrar em triunfo sua justiça.
Sinônimo de “conversão” é assim mesmo a palavra “penitência”
Penitência como mudança de atitude. Penitência como um esforço positivo para a livre expressão seguir a Cristo.

 

Tradição

 

Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começou a seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.
Esse resultado foi determinado apenas 36 dias de jejum (exceto domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma, estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.

Era uma prática comum em Roma que os penitentes para começar sua penitênica pública no primeiro dia da Quaresma. Chuveiros estavam com cinzas, vestidos com saial e forçados a ficar afastado até reoconciliassem com a Igreja na Quinta-Feira Santa ou sexta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do oitavo ao décimo), no início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.

Hoje a Igreja, quarta-feira Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e luterana. Ortodoxa Quaresma começa na segunda-feira anterior e não celebra a quarta feira de cinzas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário