Descubra quais são os alimentos que trazem a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos. Perfeito para ajudar a controlar a gula e manter a dieta de pé!!
Pães
Os pães, principalmente os integrais, são alimentos que naturalmente garantem uma sensação de saciedade. "Os pães integrais possuem grandes quantidades de fibras, que contribuem para aumentar a saciedade" diz a nutricionista Júnia Bolognesi.
Arroz e feijão
Essa dupla é imbatível quando o assunto é saciedade. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Já o feijão é um alimento rico em proteína vegetal, fibras, fonte de ferro e vitaminas do complexo B.
Massas Integrais
As massas integrais contêm fibras, que dão mais saciedade, além de diminuírem a velocidade de digestão do carboidrato, o que faz com que a fome demore mais para voltar. No caso das massas refinadas sem fibras, Júnia explica que o carboidrato presente nelas se transforma em açúcar muito rápido no sangue, disparando a produção de insulina que, em excesso, aumenta os estoques de gordura do nosso organismo.
Frutas associadas a grãos e iogurtes
As frutas e os grãos são excelentes fontes de fibras. Quando associados ao iogurte, ou qualquer outro laticínio, oferecem maior saciedade, pois esses últimos contém grandes quantidades de proteína. "A digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, a fome", diz Júnia. Dê preferência aos laticínios desnatados e sem sabor.
Pimenta
A capsaicina, substância que dá picância à pimenta, é capaz de saciar o apetite em quem raramente consome o tempero. Para conseguir o efeito, polvilhe ½ colher (chá) de pimenta por refeição.
Ovos
Um artigo do Journal of the American College of Nutrition sugeriu que começar o dia ingerindo ovos resulta no consumo de menos calorias ao longo das próximas 36 horas, por causa de suas ricas proteínas.
Maçãs
Além de ser rica em fibras, que dão a sensação de saciedade, quando digeridas, as maçãs produzem o hormônio GLP-1, que "diz" ao cérebro que estamos satisfeitos. Estudos mostraram que pessoas que comem maçã após as refeições ingerem 15% menos calorias que aquelas que não têm este hábito.
Água
Pesquisas realizadas em 2010 concluíram que consumir água após as refeições ajuda a emagrecer. Voluntários que consumiram o líquido após cada refeição perderam 2 kg em 12 semanas simplesmente porque se sentiram mais satisfeitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário