MUSCULAÇÃO ENGORDA?
- Por que é mito? "A musculação não tem influência sobre os mecanismos de armazenamento de gordura corporal. Portanto, não engorda" diz Denis Foschini, mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba. Um dos possiveis resultados é o aumento de massa muscular, que pode acarretar em um aumento de massa corporal, mas é bem diferente de engordar, ou seja, acumular gordura.
- O que você deve fazer: É importante traçar um plano para atingir o objetivo desejado. Não é indicado, por exemplo, fazer exercicios com muito peso para os bíceps se não quer que eles aumentem de tamanho.
ALONGAR PREVINE LESÕES
- Por que é mito? Ao contrário, há pesquisas mostrando que o alongamento prolongado, acima de um minuto, diminui a força e a potência do exercicio. "A redução é pequena, entre 4% e 8%, e geralmente não chega a ocorrer porque o tempo médio de alongamento de um mesmo músculo é de 30 segundos". Diz Abdallah Achour Júnior, do departamento de Ciência do Esporte da Universidade Federal de Londrina.
- O que você deve fazer: O alongamento não pode ser decisivo para evitar lesões, mas o aquecimento sim. Mas também não precisa parar com o alongamento. A prática pode proporcionar outros benefícios como relaxamento.
SÓ LEVANTAR PESO AJUDA A FICAR EM FORMA
- Por que é mito? Levantar peso é uma das possibilidade para ficar em forma, mas não é a única. "Estar em forma" está ligado à capacidade aeróbica, ou cariorespiratória, do indivíduo. Para que essa capacidade melhore, é importante o fortalecimento de braços e perna, o que pode ser obtido por meio de natação, aulas de Spinning, ou mesmo subindo-se escadas.
- O que você deve fazer: "Apesar do benefícios do levantamento de peso, não é necessário fazer enormes esforços na hora do treinamento para obter bons resultados", diz Juliano Schwartz, coordenador da pós-graduação em Fisiologia e Prescrição do Exercicio da USP. Quem não se sente bem levantando pesos pode substituir a atividade por outras, como bicicleta e ginástica localizada.
ABDOMINAIS AJUDAM A PERDER A BARRIGA
- Por que é mito? Depende. Se for uma barriguinha saliente provocada pela flacidez apenas, os abdominais são eficientes. Agora, se a barriga for formada por gordura, aí não adianta muito. Para fazer abdominais, o organismo consome basicamente carboidrato, não gordura. Mas é fato que o exercício fortalece a região do abdome, ajudando a comprimir a gordura por tornar a região menos flácida.
- O que você deve fazer: Para perder a barriga o que realmente funciona é fazer caminhada ou corrida, aliados aos abdominais.
SÓ ATIVIDADES AERÓBICAS EMAGRECEM
- Por que é mito? Os estudos mais recentes indicam que os exercícios que combinam atividade localizada (musculação, por exemplo) e uma atividade aeróbica são os ideias para perder peso. Isso porque os efeitos se complementam. Enquanto o exercício aeróbico leva à queima imediata de gordura, a musculação leva ao aumento da massa muscular magra.
- O que você deve fazer: O melhor exercício para emagrecer é aquele que a pessoa gosta de fazer, assim, a tentação de desistir é menor. Busque uma atividade aeróbica que dê prazer - ciclismo, natação,corrida - associe-se a exercícios que propiciam o aumento da massa muscular.
OBESO NÃO DEVEM PRATICAR CORRIDA
- Por que é mito? A corrida é uma atividade de maior impacto que a caminhada. Em algum momento de sua prática, 50% a 70% das pessoas sofreão uma lesão. Mas isso se deve ao treino inadequado, não ao peso corporal. O excesso de peso costuma provocar desvio postural, como a hiperlordose, causada pelo aumento do abdome, ombros caídos e joelhos valgos. A corrida pode ajudar a corrigir essas disfunções.
- O que você deve fazer: Obesos devem passar por uma avaliação prévia para direcionar o exercício físico, principalmente com relação à intensidade.
É PRECISO TOMAR MUITA ÁGUA DURANTE O TREINO
- Por que é mito? O mais importante é hidratar-se antes da atividade física. Um dos motivos é que o líquido leva até 60 minutos para viajar do intestino aos músculos. Água demais durante o exercício atrapalha o desempenho. É o quadro chamado de hiponatremia, quando o excesso de líquido provoca uma queda na quantidade de sódio no organismo. Os sintomas são cefaleia, cansaço e tontura.
- O que você deve fazer: Para um treino mais intenso, recomenda-se beber meio litro de água uma hora e meia antes. Se beber imediatamente antes, além da demora na absorção, a pessoa pode sentir vontade de fazer xixi enquanto estiver praticando o exercício. Durante o treino, basta um copo a cada 20 minutos.
O EXERCÍCIO FÍSICO SÓ FUNCIONA SE HOUVER DOR NO DIA SEGUINTE
- Por que é mito? As pesquisas demonstram que a dor muscular de início tardio (DMIT), que se manifesta entre 8 e 24 hroas depois do exercício, não tem relação alguma com a eficiência do treinamento. Ela é uma resposta do organismo à sobrecarga dos movimentos, que causa uma inflamação leve nos músculos.
- O que você deve fazer: A DMIT costuma desestimular os iniciantes em um programa de exercício físico. Por isso, a pessoa deve começar com um programa leve, sem exageros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário