NO SUPERMECADO
- Antes de ir ao supermecado verifique a dispensa e faça uma lista do que realmente é necessário. Chegar sem saber o que comprar é mais fácil de cair na tentação deas besteiras e da compulsação.
- Compre aos poucos para ter alimentos sempre frescos. Fazer estoque de alimento não é bom pois a gente pode comer mais na hora da ansiedade ou quando estiver atoa em casa. Compras mensais é só em caso de guerra ou periodos inflacionários.
- Fique atento com os produtos de promoção. Normalmente os alimentos que estão na promoção estão com a validade em cima do prazo de vencimento, por isso certifique-se de que seu consumo será o mais breve possível e não compre o desnecessário.
- Procure saber quais são os alimentos que estão na época, eles terão um preço mais acessível, saber e qualidade melhores. Consuma primeiro os mais perecíveis e deixe pro final da semana os que têm maior duravilidade.
NA GELADEIRA E NA DISPENSA
- Os alimentos devem estar organizados de forma que os mais antigos fiquem sempre à frente dos que acabaram de ser comprados, assim não corre o risco de comer produtos vencidos ou disperdiçar.
- As frutas que forem ser consumidas à curto prazo podem ficar para fora da geladeira, em outro caso é melhor refrigerar. As verduras e legumes devem ser guardados sempre inteiros na geladeira (assim como as frutas).
- Pães integrais e bolos têm maior durabilidade se forem refrigerados.
- Biscoitos, torradas e alimentos crocantes, depois de abertos, devem ser mantidos na própria embalagem e colocados dentro de recipientes herméticos.
- As sobras de alimentos cozidos devem ser guardadas na geladeira em recipientes adequandos, nunca na própria panela. Deixe sempre esfriar um pouco para fora da geladeira, mas nada de deixar passar a noite. Cuidado com as carnes elas não podem ficar mais do que meia hora para fora da geladeira. Para descongelar passe do freezer para a geladeira, nunca deixe descongelado em temperatura embiente.
- Nunca deixe alimentos prontos ou cozidos perto de alimentos crus dentro da geladeira. Essa medida previne a contaminação cruzada por microorganismos e evita intoxicações alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário