sábado, 2 de julho de 2011

EFEITO "IÔ-IÔ"

Mais conhecido como "efeito sanfona", é a repetida perda e ganho de peso. Ele normalmente acontece após dietas muito restritivas, no qual a pessoa não consegue manter por muito tempo essa alimentação e volta aos seus hábitos alimentares, retornando ao peso indesejado. Para que isso não ocorra, é necessário mudar certos hábitos alimentares, já que ninguém consegue passar a vida inteira fazendo dietas, comendo apenas futas, shakes, sopas ou fazendo uso de medicamentos. 

O efeito sanfona pode causar doenças coronarianas, aumento da pressão arterial, do colesterol e triglicerídeos, além de enfraquecer o sistema imunológico. Portanto, é fundamental fazer uma reeducação alimentar para que a mudança de hábitos seja pra o resto da vida. 

Perder e ganhar peso novamente, pode deixar efeitos psicológicos negativos, caso você se deixe ficar desestimulado ou deprimido. O importante é não se deixar abalar e ter uma meta para ser alcançada, fazendo as mudanças necessárias, criando hábitos mais saudáveis para se livrar daqueles quilos indesejáveis. Emagrecer de forma saudável leva mais tempo e requer maior disciplina e força de vontade já que o organismo precisa se adaptar à nova alimentação. 

As pessoas devem se conscientizar que estar acima do peso é um problema sério e deve ser tratado de forma consciente, respeitando o corpo e as necessidades de cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário