terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

De volta para o Futuro

Você realmente se prepara para o futuro? Não só a técnologia cresce, mas também as doenças como câncer, aids, obesidade, entre outras, estão avançando cada vez mais dentro da população. Médicos dizem que daqui há 10 anos, mais ou menos, não surgirá doenças novas, mas o estilo de vida não saudável (fast food e não praticar exercicios físicos) vai fazer com que a taxa delas aumentem. 

Conheça um pouco mais sobre as doenças do futuro:
  • AIDS
o vírus do HIV infecta e destrói os linfócitos (células responsáveis pela defesa do organismo). Há 30 anos não conseguiu descobrir uma cura para a doença, mas ela já consegue ser administrada com remédios como o AZT. O uso de camisinhas é o melhor remédio para ficar livre da AIDS. Preste atenção na hora de compartilhar instrumentos, como seringa, que possam conter sangue.

  • ARTROSE
A Artrose é um processo degenerativo natural, ela vem com a idade e não pode ser erradicada. A doença costuma se manifestar, em geral, aos 40 ou 45 anos e as pessoas sedentárias ou com sobrepeso são os mais preocupantes.

  • ASMA
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a asma já atingi 150 milhões de pessoas em todo o mundo. A asma é uma doença inflamatória crônica e com o ar mega poluído que respiramos só tende a crescer esse número. 

  • CÂNCER
Por ano mata 8 milhões de pessoas e existem mais de 100 tipos de câncer sendo 90% curáveis (se diagnosticados cedo). Como a população brasileira está envelhecendo e o câncer é uma doença atrelada ao envelhecimento, a taxa de óbitos só tende a aumentar. Cuide-se, tenha uma vida saudável, isso não quer dizer que você está livre de ter um câncer mas pode ajudar a preveni-lo.

  • DEPRESSÃO
Em 2020 é a doença psiquiátrica de maior prevalência. Segundo especialistas, fatores genéticos, psicossociais e neuroquímicos contribuem para desencadear o quadro. A vida estressada que levamos, por exemplo, também pode levar a depressão. Se você sentir necessidade de uma ajuda psiquiátrica vá em frente, é melhor prevenir do que remediar.

  • ESTEATOSE HEPÁTICA
É a menos conhecida, mas a que promete tirar o sono da população no futuro. A esteotose hepática, trata-se do acúmulo de gordura no fígado devido a obesidade e sedentarismo. O abuso excessivo do álcool também pode levar a isso. Se não for tratada a tempo ela pode evoluir para cirrose hepática.

  • DOENÇA DE ALZHEIMER
Perda de memória, dificuldade para realizar tarefas que envolvem coordenação, não conseguem mais reconhecer parentes, amigos. Esses são uns dos sintomas do mal de Alzheimer. Conforme a estimativa de vida da população cresce a taxa de Alzheimer também cresce, a doença atingi com mais frequência quem já passaou dos 60 anos. Medida preventivas são: evitar o estresse, não fumar, beber moderadamente, dormir bem e manter o peso sob controle. 

  • OBESIDADE
Está ai a consequência de muito fast food e falta de exercicio. A obesidade cresce muito e os ricos que ela pode trazer são: infarto, diabetes e hipertensão. Hoje 15% do brasileiros são obesos e médicos dizem que eles devem ser tratados como pacientes de uma doença crônica e não como alguém sem força de vontade.

Um comentário: