sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Está na moda consumir produtos light, mas será que sabemos o que realmente quer dizer? Os produtos diet e light foram desenvolvidos para aqueles que têm problemas de diabetes ou precisam controlar a taxa de açúcar e gordura ingeridos. Nem sempre é bom ficar consumindo esses produtos, pois a quantidade de adoçante elevada pode ser prejudicial a nossa saúde, pelo menos para aqueles que não tem problema em consumir uma quantidade pequena de açúcar.

Entender o que cada termo significa é muito importante, as vezes compramos um produto com um objetivo e quando não vemos o resultados podemos ficar um tanto quanto frustrados, mas muita das vezes pode ser por falha nossa, por falta de conhecimento.

O produto Diet pode, opcionalmente, ser utilizado em alimentos produzidos para indivíduos com exigências físicas e/ou que sofrem de doenças específicas. Podem ser alimentos que vão fazer parte de alguma dieta especial, com restrição de nutrientes (carboidrato, gordura, proteínas e sódio) ou alimentos para uma dieta de controle de peso que precisa ter uma ingestão de açúcar controlada. Preste muita atenção: DIZER QUE O ALIMENTO É DIET NÃO É A MESMA COISA QUE DIZER QUE É SEM AÇÚCAR, nos alimentos sem açúcar tem que estar escrito no rótulo que não contém esse ingrediente. 

"Produtos diet são aqueles totalmente destituídos de um componente, ou seja, carboidrato, lipídio, proteína ou sódio. Um desses compostos é totalmente eliminado do produto."

Já o produto Light pode ser utilizado em alimentos que em sua composição tiveram uma reduçnao de no mínimo 25% do valor calórico e/ou os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. Verifique sempre a tabela nutricional da embalagem para ver se as calorias são menores ou não do que o tradicional, assim não terá problemas. 

"Produtos light tem uma redução mínima de 25% de um componente, carboidrato, lipídio, proteína ou sódio, o que na maioria dos casos garante menos calorias no produto".

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se para quem esta fazendo uma reeducaçao alimentar para perder alguns kilos... o melhor é o diet ou o light??

    Sabendo que o produto light normalmente tem um pouco menos de calorias mas tem muito mais sodio, é melhor consumi-lo ou utilizar o normal mesmo?

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. O alimento Diet tem sempre algum componente a menos, ou seja, pode ser sem açúcar, sem carboidrato. O legal para perder peso seria consumir alimentos sem açúcar ou gordura. Os alimentos lights também são bons para quem quer emagrecer por causa da redução de calorias. Mas, se a redução das calorias em comparação com o original for muito pouca e aumentar muito na quantidade de sódio não há necessidade de troca. Cuidado com a gordura também.

    Espero que ajude.
    Beijos

    ResponderExcluir