terça-feira, 22 de março de 2011

TRANSTORNO ALIMENTAR


O Transtorno alimentar é uma doença que atingi atualmente milhares de pessoas, principalmente adolescentes. É difícil saber a razão para essa doença crescer tanto e muitos colocam a culpa na mídia, que ela é uma grande influenciadora do padrão esquelético das modelos. A mídia é realmente uma vitrine de pessoas que sofrem de anorexia nervosa, são atrizes e atores magros com um corpo a que todos almejam. Mas ela também nada mais faz do que aproveitar-se do ponto fraco do ser humano, ela consegue se sobressair jogando baixo, fazendo com que nossos desejos sejam despertados a cada momento em que ligamos a televisão ou abrimos uma revista e nossa mente já pira vendo a utopia que o mercado capitalista quer nos vender.

Para quem não sabe a anorexia é uma doença bem antiga e atingia as santas. Hoje as pessoas param de comer para conquistar um padrão de beleza, antigamente as pessoas que sofriam de anorexia buscavam a comunhão a Deus.  A Santa Vilgefortis (século 8) foi prometida para um nobre mas ela queria entrar para o convento e por isso decidiu fazer um jejum rigoroso. A Santa pediu para Deus que a enfeasse e não teve outra, pêlos começaram a crescer em seu corpo esquelético e o nobre desistiu de casar com ela. Os pêlos são sintomas da anorexia, começam a crescer para proteger o corpo no lugar da gordura que não existe mais.

Anorexia nervosa: 

individuo busca sempre a magreza com medo de ganhar peso, tem uma distorção de sua imagem corporal. Normalmente as pessoas com anorexia começam virando vegetarianas, pois limitam alguns tipos de comida do cardápio. A anorexia é um jejum progressivo, onde a pessoa come cada vez menos para enganar a fome. A pessoa começa a adquirir alguns hábitos extravagantes como: esconder comida no quarto, dividir alimentos em pequenas porções, cozinhar para os outros, gostar de ver os outros comendo coisas que engordam, evitar comer na presença de outras pessoas, sabem as calorias de tudo, gostam de fazer as compras de casa e falar o que e como deve ser preparada as refeições.

Bulimia nervosa ou “fome de boi”:

A pessoa que apresenta bulimia tem episódios do comer compulsivo, exige perda de controle, grande quantidade de alimento para um curto período de tempo. São pessoas que se sentem fracas, acham que têm uma certa incompetência diante o alimento e o usa como meio de compensação externa e tentativa de controle interno.  A purgação é uma característica da bulimia, quando come demais quer se punir pelo fato de ter exagerado e não conseguido se controlar. O individuo começa a preocupar quando começa a ter sua vida social afetada por comportamentos como, ir a academia ao invés de sair com os amigos, parentes e ter uma excessiva preocupação com o peso. O padrão alimentar das pessoas que sofrem com isso é, digamos, caótico pois elas vivem mudando de dieta, sabem de todas mas não conseguem seguir nenhuma até o final. São geralmente pessoas mais extravagantes comparadas com as que sofrem de anorexia nervosa. 
O comportamento delas diante a comida é diferente, são menos preconceituosas com os alimentos, elas gostam de comer. O problema é que para elas saber se controlar é muito difícil, acham que não são capazes de comer apenas uma bolacha e acabam devorando o pacote inteiro. Um ato muito comum é da pessoa ir a uma festa, por exemplo, e não comer nada mas quando chegar em casa devora tudo para matar a vontade de comer. 

 Esses são alguns pontos sobre a anorexia e bulimia nervosa, o assunto é muito mais profundo e abrange muitos outros comportamentos. Preste atenção em pessoas proximas a você, não é brincadeira isso e precisa sim ser tratado junto a um nutricionista e psiquiatra. Lembre-se sempre de ter uma vida equilibrada e não deixar a obsessão te consumir, seja ela por qualquer coisa. Tudo que esta em excesso é ruim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário