quinta-feira, 9 de junho de 2011

AÇAI

Por se tratar de uma fruta que repõe as energias gastas nos exercícios, o açaí ganhou força no cardápio de quem faz atividades físicas. Fora que é uma delicia!!!

"Os benefícios são notados em sua própria cor. O tom arroxeado se deve à antocianina – substância antioxidante que melhora a circulação e protege contra a gordura nas artérias. A antocianina também influencia na tonalidade da berinjela, da beterraba, da amora, da framboesa, de certas espécies de uva e até do morango.

Para quem busca um antioxidante efetivo, então, o açaí é excelente sugestão. Além da antocianina, a fruta é fonte de vitamina E, que retarda o envelhecimento e previne alguns tipos de câncer.  

Melhor depois da atividade física  

De acordo com a nutricionista Viviane Fogaça, de São Paulo, a lista de vantagens do açaí é extensa. A fruta traz gorduras boas, proteínas, vitamina C, vitamina B1, cálcio e potássio.  

Com tudo isso, no entanto, não adianta virar uma tigela inteira antes do exercício e achar que você vai ter energia para levantar as anilhas mais pesadas da academia. A nutricionista recomenda o consumo apenas depois da atividade física. “É que a mistura desses nutrientes com as fibras da própria fruta leva a uma digestão lenta”, explica. “E isso deixa os movimentos do corpo mais pesados para o exercício.”   
Há pessoas, porém, que fazem exercícios para perder peso. Se esse for o seu objetivo, é preciso outro tipo de cuidado, pois o alimento é muito calórico. Para se ter uma noção, cem gramas de açaí contêm 240 calorias.  

Assim, os recipientes de 400 gramas – muito encontrados nas lanchonetes – trazem quase metade das necessidades calóricas diárias de uma pessoa. “Considerando acompanhamentos como granola, banana e xarope de guaraná, a quantidade de calorias é maior ainda”, diz a nutricionista.

Novos acompanhamentos  

Os fãs da fruta têm, no entanto, uma opção: em vez de comer o açaí na tigela, o melhor é consumir seu suco. É que, diluída em água, a fruta (ou a polpa) torna-se menos calórica. “E mesmo assim não perde seus benefícios, como o de ajudar na redução das taxas de colesterol ruim”, diz a nutricionista.  

Outra ideia é substituir os acompanhamentos tradicionais pela aveia em flocos. Segundo Viviane, isso faz o corpo absorver menos açúcar da fruta. A nutricionista recomenda ainda o uso de água de coco no suco, no lugar da água comum. “A água de coco auxilia na reposição de elementos perdidos no suor que são importantes no funcionamento do organismo, como potássio, sódio e magnésio.”

Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário