quinta-feira, 9 de junho de 2011

POLIFENÓIS NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO

Os polifenóis são fitonutrientes, componentes orgânicos das plantas, aliados da nossa saúde. São classificados em flavonóides e não-flavonóides. Alguns de seus mecanismos de ação mais comum a favor de nosso organismo são: 
  • Atuar como antioxidantes combatendo os efeitos degenerativos dos radicais livres.
  • Elevar a resposta imunológica.
  • Melhorar a comunicação célula-a-célula.
  • Alterar o metabolismo do estrogênio.
  • Converter em vitamina A (beta-caroteno é metabolizado em vitamina A).
  • Causar a morte de células cancerígenas (apoptose).
  • Reparar o dano ao DNA ocasionado pelo fumo e outras substâncias tóxicas.
  • Desintoxicar cancerígenos através da ativação dos sistemas citocromo P450 e enzima fase II.
 
“Os polifenóis contém antioxidantes importantes, que combatem os radicais livres”, explica a nutricionista Clara Giacomosi, de São Paulo, especialista em nutrição clínica. Ela lembra também que os polifenóis são armas naturais contra o envelhecimento.

Encontrados principalmente nos tomates, morangos, maçãs, uvas e frutas vermelhas em geral, nozes, cereais integrais, soja, cebola, vinho tinto, chá verde, café e em variadas frutas secas, como a ameixa e a uva passa, também podem ser, segundo Clara, eficazes na prevenção de algumas doenças. “Isso quando associados a outras substâncias benéficas para o organismo, como as vitaminas e os minerais”, acrescenta a nutricionista, lembrando que “a boa alimentação precisa caminhar junto com uma vida sem excessos e com exercícios físicos”.
 
Isoflavona de soja
De acordo com Clara, os polifenóis ajudam a combater as doenças cardiovasculares e o câncer. “Todos os compostos antioxidantes têm a propriedade de prevenir a formação de tumores”, diz. A substância auxilia também no combate à oxidação do LDL, ou seja, do colesterol ruim. “Isso, por sua vez, ajuda a impedir a obstrução das artérias”, explica a nutricionista.

Para as mulheres, os alimentos ricos em polifenóis têm ainda a vantagem extra de reduzir as ondas de calor, também conhecidas como “fogachos”, que geralmente acompanham a menopausa. Nesse caso, o polifenol mais conhecido é a isoflavona de soja. “Os polifenóis agem como hormônios, por isso são eficazes para esta função”, diz Clara. 
 
Fonte: terra saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário