sexta-feira, 1 de julho de 2011

CONSIGA "UM BARATO" APENAS COM EXERCÍCIOS

O psiquiatra David Servan-Schreiber, comentado no último post, afirma que qualquer um pode encontrar o equilíbrio saudável e levar uma vida mais feliz. 

A equação base para o processo, como afirma, é "reeducar" seu cérebro emocional. 

E um dos mecanismos centrados na mente e nos mecanismos de cura do próprio cérebro para se recuperar de depressão, ansiedade e stress, é o de conseguir "um barato" à base de exercícios. 

Consiga "um barato" à base de exercícios
 
Recomendar um programa regular de exercícios físicos já se tornou lugar-comum entre médicos. Entretanto, é muito raro isso ser feito com pessoas que sofrem de ansiedade e depressão, embora os benefícios sejam claramente estabelecidos. 

Essa opção está aberta a todos e tudo o que se exige é um investimento de vinte a trinta minutos três vezes por semana. 

Lembre-se: é a regularidade, e não a intensidade, que importa para a redução do stress e da ansiedade. Escolha uma atividade que considere uma "brincadeira", ou pelo menos muito prazerosa. 

Não se obrigue a fazer jogging se você prefere natação e não se pressione demais. O único exercício inadequado é não se exercitar! É melhor começar com um trote de dez minutos do que não fazer nada. 

Maximize o ômega 3

Quase todo mundo pode se beneficiar de uma mudança na dieta capaz de restabelecer o equilíbrio necessário entre os ácidos graxos Ômega-3 e outras fontes de gordura. (...) Uma nova pesquisa revela que ela pode influenciar positivamente a variabilidade cardíaca e também combater o stress e a depressão. 

Deveríamos ao menos pensar em reequilibrar a dieta aumentando o conteúdo de peixe (ou fontes de ácidos graxos Ômega-3 vegetarianas) e reduzindo gorduras não saudáveis. 

Abra seus Meridianos

É bem verdade que a acupuntura representa maior investimento de tempo e dinheiro do que alguns dos outros métodos. Temos recomendado tratamentos de acupuntura principalmente para pacientes que sofrem não apenas de depressão ou ansiedade como também de dores físicas ou outros problemas físicos que sabidamente respondam a essa modalidade. 

Em tais casos, as agulhas chinesas podem solucionar os dois tipos de problema ao mesmo tempo. Quando a dor física é um fardo constante no corpo, superar a depressão é muito difícil; mas, uma vez que a acupuntura já demonstrou resultados com ambos os tipos de sintoma, ela pode ser muito útil nessas circunstâncias. 

Bons profissionais precisam de tempo para conseguir uma avaliação completa de sua história e de seus sintomas antes que comecem a estimular seu corpo com agulhas. Eles devem ser tranquilos e cuidadosos e a inserção das agulhas deve ser praticamente indolor. 

Ademais, devem estar preparados para trabalhar em cooperação com o seu médico e com medicação convencional. Cuidado com os acupunturistas que prometem demais ou com aqueles que tentam desviá-los de abordagens convencionais que deram certo para você.

2 comentários:

  1. é por isso que não posso parar a academia...falando nisso...to indo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Marous, adorei o post!
    Bjim
    Nanda

    ResponderExcluir