segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dica do dia...

Carboidrato amigo
Não pense que eliminar completamente os carboidratos da sua dieta vai fazer com que você emagreça. Os carboidratos são a energia que seu organismo precisa para realizar suas funções, sem ele vamos ficar cansados, fracos e de mau humor ... ninguém merece. 

Acrescente pequenas porções fracionadas ao longo do dia para que você tenha disposição e força de vontade em não acabar atacando a geladeira, que é o que acaba acontecendo quando nos sentimos fracos e nosso corpo precisa de energia.

Dê preferência aos carboidratos integrais e de baixo índice glicêmico, ao invés da farinha branca, esses alimentos demoram mais para serem digeridos e cair na corrente sanguínea ajudando a manter a saciedade por mais tempo. E também quanto mais alto for o índice glicêmico mais o alimento irá contribuir para o ganho de gordura pois se a glicemia aumenta, muita insulina é liberada para metabolizar esse açúcar e como a insulina é um armazenador de gordura, não tenha dúvidas, o estoque dela aumenta.


Benefícios de grão em grão (www.hortipomar.com.br)


Saciedade total: o alimento integral, quando ingerido, absorve grande quantidade de água, formando géis que forram a parede do estômago, retardando o esvaziamento gástrico. Com isso, o processo digestivo torna-se mais lento, o que permite menor absorção de gordura e de glicose, além de diminuir a sensação de fome.

Menos gordura: as fibras insolúveis, como o farelo de trigo, ligam-se aos sais biliares e reduzem a absorção de gordura. E as fibras solúveis, como farelo de aveia, feijão, leguminosas, frutas e hortaliças, combatem o colesterol ruim, o LDL.

Intestino regulado: auxiliam na regularidade do funcionamento intestinal. Além disso, aumentam a quantidade de bactérias benéficas, conhecidas como lactobacilos, e diminuem a quantidade daquelas que podem causar doenças intestinais. Vale lembrar que devem ser ingeridos aproximadamente 2 litros de água por dia, para auxiliar na ação das fibras e no bom funcionamento do intestino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário