quarta-feira, 27 de abril de 2011

SABORES DA ESPANHA


A Espanha se beneficia de uma culinária diversificada, por causa das várias culturas que imigraram para o país há tempos atrás. 

O arroz foi trazido no século VIII pelos árabes aos espanhóis, que por sua vez o levaram à América do Sul oitocentos nos mais tarde, o arroz pode ser preparado de mil maneiras. O chocolate vem dos astecas, apreciadores do fruto cacaueiro, ao qual atribuíam numerosas virtudes, consumindo-o na forma de um mingau à base de farinha de milho acrescentado de pimenta. Ao levá-lo para a Europa, os espanhóis progressivamente substituiram o milho e a pimenta por mel, açúcar e aromas tais como a canela ou a baunilha. Quanto ao tomate, os conquistadores o descobriram no Peru e o disseminaram no século VXI, pela Ítalia. E por assim vai...

Madrid

Cardápio clássico:

Empanadas

Lulas Refogadas

Tumbet

Flao das Baleares

------X------

A vida cotidiana

Bar de Tapas em Madrid
O café-da-manhã (desayuno): O dia espanhol começa com um desayuno clássico à base de café ou chocolate, fatias de pão com manteiga e doces.

O almoço (almuerzo): Almoça-se por volta das 14 horas, com frequência em casa, salvo nas grandes cidades.

O jantar (cena): Ocorre em geral relativamente tarde, por volta das 22 horas, já que o horário de trabalho se prolonga até as 20 horas ou mais. Pode ser composto de entrada de legumes frescos, de embutidos, de um peixe frito ou de um omelete, degustados com uma garrafa de vinho de mesa, às vezes diluído com limonada. 


Os dias de festa

As festas católicas são acompanhadas na Espanha de banquetes luxuosos, nos quais a gastronomia se destaca.

Natal (Navidad): A refeição da véspera é muito importante. Degustam-se um peru (pavo) e iguarias como o marzipã, um doce de pasta de amêndoas, ou turrones, torrones muito apreciados na região de Alicante, de onde são originários.


Ferias e Corridas: Existem também numerosas festas seculares, comoas as ferias (feiras) ou as corridas (touradas), em que ocorrem manifestações muito vivas e coloridas. É a ocasião opara degustar tapas ou doces. 


Os Produtos

Os embutidos:  A Espanha manteve ao longo dos séculos uma tradição de embutidos herdadas da época romana. Tendo a maior produção e consumo de presunto do mundo, oferece hoje em dia uma extraordinária diversidade de embutidos, entre os quais o presunto ibérico, secado e maturado por pelo menos 18 meses. O porco dos quais são produzidos, é criado criados nas florestas da Andaluzia e consome bolotas de carvalho que conferem à carne um suntuoso marmorizado de gordura e um sabor intenso.


O Azeite de Oliva: Como a Grécia, a Espanha é o pais das oliveiras. Grande parteda produção de olivas é destinada à fabriação de azeite, onipresente na cozinha espanhola. Existem duas categorias: os virgens (extrafino, fino ou semifino) e os puros, mistura de azeites virgens e refinados. A extração do azeite é feita por solvente ou por pressão.

Os Turrones: Trata-se do torrone espanhol. Esse doce à base de clara de ovo, amêndoas trituradas e açúcar é encontrado em muitas variedades, conforme a região em que é produzido. Podemos acrescentar nozes, avelãs, mel, pinhões, pistaches e até canela.


As Frutas:
Melão e Melancia: Originário da Ásia, o melão é cultivado no Sul da Europa. É degustado in natura, no começo ou no fim da refeição, por vezes acompanhado com um vinho licoroso, como o Porto, ms também em doces e conservas. A melancia também é bastante apreciada na Espanha. 


Laranja: A Espanha se tornou um dos maiores produtores mundias de laranja. As três principais variedades são: a nave, precoce e sem sementes, a tardia, de polpa clara, e a Valencia, firme, de casca lisa, cuja polpa é quase sempre sumarente e acidulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário